Fotos: Lucas Amorelli (Diário) / O diretor do hospital, major Garcia explica como vai ser o atendimento com os novos médicos
A partir do próximo ano, o Hospital da Brigada Militar de Santa Maria vai ampliar os serviços para funcionários estaduais vinculados ao Instituto de Previdência do Estado (IPE). Isso porque o quadro clínico do complexo aumentou devido ao concurso realizado ainda em 2014. Dos 25 profissionais foram chamados em agosto deste ano em todo o Estado, nove deles estão atuando em Santa Maria desde o começo deste mês no atendimento aos policiais militares e seus dependentes, neste primeiro momento. O serviço para os outros usuários do IPE começará a funcionar efetivamente em janeiro de 2018. Além dos 348 médicos que são credenciados pelo IPE em Santa Maria, e que podem trabalhar no hospital da BM mas não têm vínculo empregatício, o complexo conta com 15 profissionais militares concursados. O diretor do hospital, major Edi Paulo Garcia de Ávila, comenta que todas as mudanças servirão para beneficiar os policiais militares, que são de responsabilidade do setor, e também todos os usuários do IPE.
- Isso é um ganho para o Hospital da Brigada e para Santa Maria, porque vai desafogar os outros hospitais da cidade e da região. Aqui não temos filas de espera. A mudança fundamental, com a chegada desses médicos, é ampliar essas especialidades que nós não tínhamos. Agora, o policial marca a consulta com especialista que antes aguardava meses. Ele telefona para cá e, em uma semana ou até no mesmo dia, é atendido - comenta o major Garcia.
Clínica de Olhos fecha e deixa mais de mil pacientes sem atendimento
Ainda conforme o diretor, a novidade para o ano que vem é transformar os ambulatórios em um Centro Clínico para atender as especialidades. As consultas serão agendadas por telefone e terão dias específicos para atender aos militares e seus dependentes e aos outros usuários para que haja melhor organização na agenda dos médicos. Além disso, outros convênios estão sendo analisados para que passem a integrar os serviços do hospital.
- Com a parte dos convênios, esse retorno financeiro para o Estado é aplicado totalmente 100% na saúde, volta em forma de investimento. Todo o dinheiro que entra no hospital é depositado no Fundo Especial de Segurança Pública (Fesp/BM), e esse dinheiro volta como investimento e custeio - explica o diretor do hospital.
A unidade do Hospital da Brigada Militar de Santa Maria passará dos atuais 27 leitos para 42, e abrange 25 mil pessoas credenciadas ao IPE de mais de 300 municípios do Estado. Somente aqui na cidade, são 12 mil usuários. Por dia, cerca de 70 pessoas são atendidas no pronto-atendimento adulto e infantil. Desde o começo do ano, até o mês de novembro, foram feitos 73 mil atendimentos.
Reunião decide como vai ficar o atendimento oftalmológico na cidade
A capitã e médica ginecologista Caroline Mombaque dos Santos fez o concurso e, desde o começo do mês, passou a integrar o quadro de oficiais especialistas em saúde do hospital.
- Vai melhorar a qualidade do atendimento em um local que tem uma grande estrutura para os pacientes. Estar em um ambulatório, com um hospital integrado, que tem pronto-atendimento, faz toda a diferença. Então, nós vamos ter várias opções para não deixar a população desassistida. Isso deve suprir a demanda, mas só vamos saber quando começar a funcionar 100% - completa Caroline.
A capitã Caroline passou no concurso e está reforçando o efetivo médico
A situação do quadro médico
Antes do concurso
- 1 traumatologista
- 1 urologista
- 1 clínico geral
- 2 dentistas
- 2 enfermeiros
Depois do concurso
- 1 ginecologista
- 1 cardiologista
- 1 cirurgião oncológico
- 3 dentistas (1 deles endodontista)
- 1 farmacêutico
- 1 enfermeira
- 1 médico veterinário especialista em reprodução equina
Especialidades
- Anestesia
- Angiologia
- Cardiologia
- Cirurgias de buco-maxilo
- Cirurgias da cabeça e pescoço e geral
- Cirurgia Pediátrica
- Clínica geral
- Dermatologia
- Gastroenterologia
- Geriatria
- Ginecologia e obstetrícia
- Neurologia
- Nutricionista
- Otorrinolaringologia
- Oncologia
- Odontologia
- Ortopedia
- Pediatria
- Pneumologia
- Proctologia
- Psiquiatria
- Traumatologia
- Urologia